Notícias

Doutorado do PPGAN recebe Menção Honrosa no Prêmio UFPI de Dissertação e Tese 2020

A tese intitulada "Bioacessibilidade in vitro, identificação de compostos Fenólicos e atividade antioxidante em grãos crus e cozidos de cultivares de feijão-caupi biofortificadas" de autoria da discente Nara Vanessa dos Anjos Barros, orientada pela Prof.ª Dr.ª Regilda Saraiva dos Reis Moreira-Araújo, recebeu Menção Honrosa no Prêmio UFPI de Dissertação e Tese 2020, na modalidade acadêmica. A referida tese foi o primeiro trabalho realizado no Brasil sobre a identificação e bioacessibilidade dos compostos fenólicos do feijão-caupi, uma matéria-prima regional, difundida no mundo inteiro, fonte de nutrientes e compostos bioativos de interesse na atualidade. Além do apelo regional, por ser uma leguminosa produzida no Piauí e em outras cidades do Nordeste, é uma cultura que representa importante meio de sustento para pequenos produtores e suas famílias. Ademais, a leguminosa possui cultivares melhoradas geneticamente e/ou biofortificadas com ferro e zinco pela EMBRAPA, justamente por ser um dos pilares da alimentação regional e por apresentar excelente qualidade nutricional e resistência às mais diversas intempéries.

Acesse aqui o resultado completo.


Teresina, 23/11/2020

CNPq lança chamada pública para bolsas de Doutorado e Pós-Doutorado

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq lança chamada pública e convida os interessados a apresentarem propostas até dia 04 de dezembro. O objetivo é apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, em todas as áreas do conhecimento.

A chamada consiste em selecionar candidatos para bolsas de doutorado e pós doutorado nas seguintes modalidades:

Bolsas no país

a) Doutorado-Sanduíche Empresarial - SWI

b) Doutorado-Sanduíche no País - SWP

c) Pós-Doutorado Empresarial – PDI

d) Pós-Doutorado Junior - PDJ

e) Pós-Doutorado Sênior - PDS

f) Pesquisador Visitante – PV

Bolsas no Exterior

a) Doutorado Pleno no Exterior – GDE

b) Doutorado Sanduíche no Exterior - SWE

c) Estágio Sênior - ESN

d) Pós-Doutorado no Exterior - PDE

Acesse o edital da chamada pública (clique aqui) para se informar quanto aos critérios de admissão da proposta e demais informações. Os interessados devem submeter a proposta até dia 04 de dezembro, através da Plataforma Integrada Carlos Chagas.

Para esclarecimentos e informações adicionais, os interessados devem entrar em contato através do endereço eletrônico atendimento@cnpq.br ou pelo telefone (61) 3211-4000.

Critérios para submissão de propostas (clique aqui).


Fonte: http://abre.ai/doutorado
Teresina, 21/10/2020

Resultado da seleção dos trabalhos indicados para concorrer ao Prêmio UFPI de Dissertação e Tese 2020 pelo PPGAN

A Comissão de Seleção do Prêmio UFPI de Dissertação e Tese do Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição, no uso de suas atribuições legais, torna público o resultado dos trabalhos indicados pelo Programa para concorrer à premiação.

Confira aqui.

Teresina, 28/09/2020

Nota de pesar: Sr. Raimundo Ribeiro Magalhães

Teresina, 25 de junho de 2020.

LIVRO: Isolamento social e a COVID-19: Aspectos Práticos

Este livro digital foi elaborado por discentes de PPGAN e de outros Programas de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, de acadêmicos de Nutrição, alunos do Curso de Nutrição, alunos de Iniciação Científica ou Iniciação Tecnológica que compõem o grupo de Pesquisa do Laboratório de Bromatologia e Bioquímica de Alimentos - LABROMBIOQ e do Laboratório de Desenvolvimento de Produtos e Análise Sensorial de Alimentos- LASA da Universidade Federal do Piauí, grupo LABROMBIOQ-LASA/UFPI, com a participação de docentes. Foi elaborado com o intuito de contribuir com informações e orientações importantes neste momento de Pandemia da COVID-19, causada pelo novocoronavírus, que tem imposto à população o isolamento/afastamento social, como única forma de prevenção e controle desta síndrome respiratória no momento. Esperamos contribuir com informações e orientações práticas para que consigamos atravessar esta pandemia da melhor forma possível.

Confira aqui.

Teresina, 05/06/2020

PRPG/UFPI abre edital do programa de Acompanhamento da Qualidade da Pós-Graduação

A Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), por meio da Coordenadoria de Programas stricto sensu, tornou público a abertura do Edital No 01 - PRPG/UFPI que visa a Concessão de Bolsas do Programa de Acompanhamento da Qualidade da Pós-Graduação stricto sensu, regulamentado pela Resolução nº 294/2018 CEPEX/UFPI.

O programa objetiva apoiar os processos de avaliação da Pós-Graduação da UFPI como: Aplicativos de Propostas de Cursos Novos (APCN) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Seminários de Acompanhamento da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação; Projetos Interinstitucionais, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Plano Estratégico da Pós-Graduação.

"Com apoio da Administração Superior, estamos dando continuidade ao Programa de Qualidade na Pós-Graduação para a formalização do Comitê de Assessoramento (CA) da PRPG, que contará com docentes experientes e de larga competência nas avaliações da CAPES e do CNPq. Esta ação, sem dúvida, possibilitou a qualificação dos programas e aumento do número de cursos de Doutorado na UFPI, que saltou de 10 para 21 nos últimos três anos", destaca o Professor Welter Cantanhêde, Coordenador de Programas stricto sensu da PRPG.

As propostas deverão ser encaminhadas à PRPG exclusivamente via Internet, utilizando-se o Formulário Eletrônico do Programa de Acompanhamento da Qualidade da Pós-Graduação stricto sensu – 2020, na área restrita do endereço eletrônico: https://bolsaqualidadepg.ufpi.br/

Confira o edital.

Teresina, 29/04/2020

Cartilha: Alimentação Saudável em Tempos de COVID-19

Discentes curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição, sob orientação da Professora Doutora Karoline de Macêdo Gonçalves Frota, desenvolveram cartilha com recomendações e dicas de cuidados com a saúde e alimentos em tempos de COVID-19.

Confira aqui.

Versão em Libras

Teresina, 21/04/2020

Coordenador

Dr. Francisco Leonardo Torres-Leal

Subcoordenador

Dr. Maurisrael de Moura Rocha