Histórico

A Universidade Federal do Piauí, desde 2004, tem adotado como prioridade institucional a política de incentivo e apoio à pesquisa e à pós-graduação. Nos últimos anos ampliou de forma significativa o número de grupos de pesquisa no diretório do CNPq, e de investimentos na infraestrutura em pesquisa, em diversas áreas do saber, política que demonstra estar em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPI.

O Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição (PPGAN) da Universidade Federal do Piauí, nível mestrado, foi autorizado pela CAPES em 2008 e iniciou as suas atividades em 2009, o curso de doutorado foi aprovado em 2014 e implantado em 2015.

A partir das últimas avaliações da CAPES, que lhe conferiram NOTA 04 (quatro) em ambos os cursos, o Programa consolidou o trabalho que vem sendo realizado pelo grupo de 18 (dezoito) docentes credenciados como permanentes. O PPGAN investe em pesquisa e produção científica, motivando-se para a formação de pesquisadores e implementação de ações no sentido de atender às demandas do País. 

O PPGAN é um dos poucos programas da área de ciência dos alimentos no norte-nordeste do Brasil, com grande potencial para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de produção e processamento de alimentos com direcionamento para a saúde, tendo em vista sua área de concentração em "Alimentos e Nutrição". Além disso, nas temáticas relativas à nutrição, engloba pesquisas de diagnóstico nutricional, prevenção e controle de doenças e nutrigenômica, e nas temáticas de alimentos, pesquisas de desenvolvimento de produtos, análises de compostos bioativos e inovação tecnológica.

O PPGAN tem sido responsável pela qualificação de profissionais que atuam em diversas áreas do saber no Estado do Piauí e em outras regiões do País, formando mestres e doutores ao longo deste tempo que estão inseridos principalmente na área acadêmica, em IES públicas e privadas, e atuando em órgãos públicos, em nível estadual e municipal e empresas privadas nas áreas afins.